Tuesday, January 31, 2006

...E NO AMÁLIA EM BAUCAU

os machos ficam de um lado do recinto
as fêmeas do outro
no final de cada música cada um regressa à posição inicial
as que não são escolhidas fazem um ar pensativo e ausente e vão sacudindo o pé ao ritmo da musica que lhes não foi permitido dançar, como se não lhes interessasse, como se dançar fosse a ultima coisa que planearam fazer naquela noite
são timorenses jovens pequeninas e morenas
são estrangeiras de meia idade grandes e alouradas
mas todas fazem o mesmo ar de pretenso desdém quando os machos inclinam levemente a cabeça em frente à que está ao lado virando-lhe rapidamente as costas e esperando-as na pista debaixo da árvore gigantesca no lugar onde momentos antes estavam os pratos de sate de galinha, o arroz cozido no vapor, a caldeirada de bufalo, as folhas de papaia salteada à chinesa

é a Festa do adeus da Athisia e da minha chegada
discurso atras de discurso
em Tetum
em Inglês
em bahasa Indonesia
a oferta do Tais

a abertura do baile
ela com o Irmão Marista
eu com um baixinho gordo com ar eficiente e que deve ser importante e que enquanto esperávamos me ía perguntando como se da minha resposta dependesse o futuro da nação: "A mana faz dois dois, um um, ou dois um?"

Saturday, January 21, 2006

AND...




we are on our way!
London! - and a yummy espresso drenched in caramel!
at 6pm - singapore!

and in 2 days we start...

Wednesday, January 18, 2006

CHECK LIST


  • medicamentos comprados - não
  • telefonemas de despedida - não
  • festa na escola - não
  • prendinhas para os amigos favoritos - não
  • depilação - sim
  • vistos prontos - não
  • bilhetes impressos - não
  • roupa da G. seleccionada - sim
  • pedicure - sim sim
  • roupa da G. passada a ferro - não (mas a avó está bem disposta...)
  • pulseiras repelentes de mosquito para a G. - sim
  • livros da G. seleccionados - sim
  • os meus livros seleccionados - sim
  • a minha roupa - não (nada me serve)
  • medicamentos básicos para a G. não (mas ja tenho as receitas)
  • copias pirata de filmes para a Gui - sim
  • 8 horas de bonecos do canal 2 - sim
  • estojo girissimo para guardas as cópias - sim sim
  • uma boneca nova da Rosa para marcar o inicio da viagem - sim

resumindo: tenho repelente, filmes, livros, as unhas pintadas e estou sem pêlos!

É mais do que óbvio que continuo a saber definir prioridades!

Sunday, January 15, 2006

I LIKE IT WHEN...

  • ela encosta a cara sobre a minha e adormece nessa posição;
  • ela passa os dedos pelo meu cabelo e diz baixinho "que lindo mamã"
  • ela olha para mim e diz com ar superior "não podes ser assim mamã" e nunca concretiza
  • ela me puxa a cabeça desajeitadamente para cima da sua barriguinha e me passa as mãozinhas pela cara e murmura "agora dorme, vá"
  • ela pega no ultimo quadradinho de chocolate e com um toque de condescendência me oferece metade
  • ela me olha profundamente nos olhos e pergunta: "estás triste mamã?"

e depois penso:

será que este pedacinho de gente já toma conta de mim? será que com o tempo se irão rapidamente inverter os papéis?

é que não pode! não pode ser! não quero uma filha precoce, não quero uma filha perfeita.

quero uma menina segura de si que cresça a um ritmo saudável e relaxado, sem pressões, sem exibicionismos.

e aqui fica a promessa G.:

  • não te quero a melhor
  • não te quero a pintar certinha sem sair do risco
  • não quero o teu bibe limpinho ao fim do dia
  • não te quero sem bigodes de leite
  • não te quero educada e polida sem refilar com os crescidos
  • não te quero bem comportada, sentada, quieta...

mas de uma coisa podes estar certa: vais perder o raio do vicio de enfiar os dedos na boca!

Thursday, January 12, 2006

WHAT IF...?

subitamente ela diz-me que isto pode ser sério, que não deveria partir, que deveria verificar antes de ir
subitamente o "não é urgente" escrito num post it colado ao meu processo deixou de ter validade
subitamente ela ganha consciência e com os mesmos dados que possuia ha um mês atrás ensaia um quadro negro de possibilidades e impossibilidades como se o único propósito fosse fazer-me sentir que eu não comando a minha vida.

bilhetes e mais bilhetes, para isto para aquilo, vistos de trânsito de permanência. eu preciso ela não precisa. este ela precisa eu não preciso.
o negociar de datas de partida criando subterfugios de forma a não ser franca e dizer nesse dia não, quero fazer-lhe uma festa na escolinha, reunião nesse outro dia também não, quero ver a ultima aula de ballet, uma semana em londres não, o mundo dela está de pernas para o ar-não devo deixá-la tanto tempo. porque se fosse homem tudo isto demonstrava sensibilidade, mas sou mulher; é pura falta de profissionalismo; é o esboço de uma indisponibilidade que se irá reflectir no meu rendimento profissional.

aviso, não aviso do regresso? quero uma chegada calma ou um saltar de braço para braço em alegria de reencontro? e se não sentir nada? e se com o tempo eu mudei e aquela já não é a "minha praia"?

Monday, January 09, 2006

BABY ZULU

Children of AGAPE. Lindo! E solidário...

FAREWELL


A avó foi-se embora ontem,
e o que mais custa é não saber para onde,
ou se há sequer um sítio para onde se vai...
-

Friday, January 06, 2006

FROM RUSSIA WITH LOVE

No programa dizia que a Orquestra foi fundada em 1918 em Kolpino, um suburbio proximo de S. Petersburgo. Que existia então com o estatuto de colectividade Nacional mas que devido a problemas económicos terminou a sua existência em 1993. Sob a iniciativa do actual maestro Alexander Afanasyev, o grupo reorganizou-se enquanto "Silver Strings" e apesar de continuar a viver sem apoios financeiros, continua activamente a actuar como "se de uma iniciativa cultural do seu Director se tratasse".

A entrada em palco é marcante - são todos louros, vestidos de preto e muito muito jovens - a media de idades fica-se pelos 23 anos.
Eram quase 10 horas da noite, mas levei a G. comigo. O pior que lhe poderia acontecer seria adormecer ao som de Debussy (a terceira interpretação - não lhe dava mais do que esse tempo).
Começaram com a "Dança dos Palhaços" da Branca de Neve de Tchaikovsky.Depois Grieg ("Chama-se Dança de Anitra, Gui." - "E a Anita, mamã, não aparece?"
Debussy, um pouco inquieta mas nada de fechar os olhos.
Faure ("Acho que tenho sono, mamã" - "Podes fechar os olhos, segura a Rebeca (a boneca) e fecha os olhos." - "Não, ainda não")
A Farandole de Bizet! Os pézinhos sacodem-se, as mãozinhas acompanham o ritmo, a cabeça abana e diz-me - "Acho que são cavalos!" e explode a bater palmas no final.
Uma interpretação extraordinária - no palco e na plateia ao meu lado!!!
E o Maestro agradece, repetidamente com a dignidade e porte de quem está a actuar numa grande sala e não num cine teatro de provincia com um palco decorado com flocos de neve recortados em papel e um frio de cortar a respiração.
Dvorjak - os olhos fecham-se.
Stravinsky, 2 números do "Pássaro de fogo" - a cabeça cai sobre o ombro.... mas mesmo a dormir, as mãozinhas erguem-se no final para bater palmas caindo derrotadas 1 segundo depois...

A Segunda parte teve um cariz mais popular - mudam de roupa e vestem-se com laranjas e amarelos fortes recortados com bordados russos.
E chegam as solistas.
Avelina Agabalaeva. Tão jovem... e uma voz assustadoramente grave e os olhos brilham brilham e as mãos tocam repetidamente no peito e é-se forçado a seguir cada movimento. 3 solos de tirar a respiração. Talvez pelo inesperado.
e depois continuam com Shakhanov e mais 2 números de músicas populares russas e chega Oksana Presnukhina.
Muito loura, muito menina, redondinha - fácil imaginá-la dentro de alguns anos na figura da prima-dona reboluda - e olho para a G. no sono dela, e tenho pena do adiantado da hora, e da pequenina não ter resistido.
Quando Oksana terminou a "Na Muromskoi dorozhke" já a sala se lhe rendia, mas quando passou ao "So vechora, so polunochi", eu que não sou destas coisas, fui atacada pelo Sindrome Bonga (a lágrima no canto do olho) e olhei para o lado e estava a minha pulga de olhos bem abertos subitamente sem sono e visivelmente enlevada.
E olha para mim, com um sorriso lindo e segreda "Mamã, quero fazer xixi".

Wednesday, January 04, 2006

2005 - IN MEMORIAM



Mahmoud Asgari e Aihaz Marhoni de 16 e 17 anos respectivamente, enforcados no Irão aparentemente por serem homossexuais

2005 - IN MEMORIAM


Orlando Valencia,activista e lider comunitário que defendeu o direito dos cidadãos Colombianos viverem num ambiente sem conflito. Encontrado morto após ter desaparecido a 15 de Outubro, levado pelas forças paramilitares Colombianas.

2005 - IN MEMORIAM


Pascal Kabungulu Kibembi, que denunciou abusos das Autoridades politicas e militares congolesas, assassinado em sua casa .

Monday, January 02, 2006

INFANTILMENTE

Hoje falei ao telefone com uma amiga daquelas que nos conhece desde crianças, com quem andámos na escola, com quem crescemos e de quem a certa altura nos separámos.

Com subsequentes pequenos periodos de aproximação e novas separações.

Hoje falei com ela e terminei o telefonema com uma energia diferente. Estava excitada, como se tivesse recebido uma notícia boa e mentalmente criei uma banda sonora para o momento (note to self: deixar de assistir ás reposições da Ally McBeal ). E a música era de Sergio Godinho. E Sergio Godinho transportou-me aos fins de tarde tropicais em minha casa, quando o GT chegava de Gleno e dizia "Esta casa é Sergio". E subitamente apercebi-me do quanto preciso de pessoas e de como as minhas melhores memórias estão sempre associadas a gente e não propriamente a locais ou actos solitários. E lembrei-me também do dia em que a G. nasceu para mim. De como deixei o telefone tocar e tocar e tocar e não consegui atendê-lo - um acto egoísta de querer que aquele momento fosse só meu (e também o medo de que ao falar tudo desaparecesse - como acontece aos espiritos protectores que vivem nos quartos das crianças). Mas lembrei-me também que dias depois, quando o F. nos visitou e brincou com ela - fazendo-a sorrir pela primeira vez - eu senti que se tudo o que estava a viver era fantástico, tinha-se tornado mais fantástico ainda depois de partilhado. E aquela filha era ainda mais minha a partir do momento em que alguem lhe chamou de "tua filha".

Acho que arranjei uma resolução para o novo ano: vou deixar as pessoas gostarem de mim e não me incomodar nada nada com isso. E uma segunda resolução, vou deixar de gostar de algumas e também não me incomodar nada nada com isso...

Sunday, January 01, 2006

DE ANTERO

Sonho que sou um cavaleiro andante. Por desertos, por sóis, por noite escura,Paladino do amor, busca anelante O palácio encantado da Ventura!Mas já desmaio, exausto e vacilante,Quebrada a espada já, rota a armadura... E eis que súbito o avisto, fulguranteNa sua pompa e aérea formusura! Com grandes golpes bato à porta e brado: Eu sou o Vagabundo, o Deserdado...Abri-vos, portas d'ouro, ante meus ais! Abrem-se as portas d'ouro, com fragor... Mas dentro encontro só, cheio de dor, Silêncio e escuridão -- e nada mais!