Wednesday, December 06, 2006

ST NICHOLAS

Em reunião no escritório, digo a 11 adultos com idades entre os 30 e os 45: "Hoje é noite de S. Nicolau". E explico as tradições da Europa de Norte, a bota, a meia, o sapato, as bolachinhas, o bom comportamento... e remato com:"Certo não seria má ideia deixarem aí a bota. Pode ser que tenham sorte. Pareceu-me vê-lo perto do mercado, é capaz de passar por aqui" disse eu aos 11 adultos com idades entre os 30 e os 45 anos.
Alguns dos adultos com idades compreendidas entre os 30 e os 45 anos respondem: "Mas a gente não tem botas, só chinelas e sandálias" e vão levantando o pé um a um criando um efeito de can-can. Ao que eu replico: "Então certo a solução é fazer umas. Tá ali aquela pilha de papel usado. O melhor é mesmo fazer umas, não?" E começo a fazer a minha e penduro-a na janela com fita-cola.E vou para casa. Duas horas depois acho melhor voltar ao escritório e ver se aconteceu alguma coisa, não vão haver desilusões no dia seguinte. E quando entro nem quero acreditar. 11 botas das mais variadas formas (também há sapatos) foram construidas em papel e decoradas com toda a espécie de elementos (flores, franjas de papel... aguarela). E não tive outra opção senão correr de volta a casa e explorar gavetas e verificar uma a uma cada loja de Baucau e encher as botinhas de doces, bolinhos, chocolates, pastilhas elásticas e colares e carteirinhas para as meninas, reforçando os cantos com agrafos de forma ao papel não ceder.
Tenho pena de não ter visto a reacção pela manhã.
Poderia ter visto. Poderia ter passado pelo escritório antes de vir para Dili, mas achei que aquele momento não era meu. Era o momento de 11 adultos de idades compreendidas entre os 30 e os 45 anos receberem um mimo como crianças e poderem comportar-se como tal livres da obrigatoriedade do obrigado e do comportamento de crescido. Mas não consigo evitar um sorriso quando penso na cara deles ao chegarem pela manhã...Bolas! Gostava mesmo de ter visto!

4 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Tu és deliciosa!..........

12/06/2006 5:00 pm  
Blogger guga2004 said...

Que gesto tão atencioso. Adorei.

bjs Sandra

12/07/2006 10:44 am  
Blogger Luciana Campos said...

Alexandra,
seu Blógui é lindo, suas fotos são muito sensíveis e delicadas. Obrigada por dividir um pouco de sua vida aí no Timor conosco aqui do Brasil. Abraços!

12/11/2006 2:36 am  
Anonymous Anonymous said...

TU NÃO EXISTES...Amei!!!Tenho uma lágrima no canto do olho,como alguém cantou.Até breve,lindas.
Jinhos

12/12/2006 11:13 am  

Post a Comment

<< Home