Monday, November 20, 2006

AND WE CAN DANCE...

A noite estava surpreendentemente, agradavelmente, ligeiramente fresca e não havia um mosquito que se aproximasse das pernocas para dar a picadinha da praxe. Era portanto uma noite agradável. Estávamos nos jardins da casa do Bispo de Baucau a assistir a uma cerimónia muito bonita da primeira graduação de Professores Primários, em Timor. As meninas e os meninos tinham togas à maneira Australiana e penteados à maneira Timorense e estavam lindos e felizes rodeados de filhos, mães, pais, primos, todos com o orgulho estampado na cara como convém nestas ocasiões em qualquer parte do mundo. E depois seguiu-se um jantar volante com peixes gigantescos grelhados, e sate de búfalo, de galinha, carnes cozinhadas de toda a maneira e deliciosas que foram tragadas por mim acompanhadas por um breve murmúrio de: “que não seja cão, que não seja cão, ai que não seja cão!!!” E depois foi um espectáculo musical, onde toda a gente cantava e eu corri para ver porque tinha emprestado a minha saia branca a uma das cantoras e quis assegurar-me que ela de facto ficava melhor a mim do que a ela. E ficava! Depois de termos sobrevivido a “Uma paloma branca” cantada por um jovem adorável de sexo indeciso vestindo um casaco 3 números acima enviado pelo irmão que está emigrado – ou como por aqui se diz – um irmão na diáspora, a G. decide que:
-Mamã tenho que dançar. Prrrrreciso de dançar.
E salta para o palco e pula, gira, rebola, maneia-se pula e gira outra vez e a música acaba e ela faz uma vénia – perfeitamente convencida que as palmas eram para ela – e retira-se. Eram 9.30 da noite.
Ás 11.30 com as chinelas da minha filha na mão, a garrafinha de água, a carteira debaixo do braço, sentada numa cadeirita junto ao palco a cair de sono, ainda aguardo que a Srª Dª G. acabe a sua apresentação e me permita recolhê-la para o seu lar… Olho à volta e vejo mais gente na minha condição. A diferença reside no facto de as filhas delas estarem prestes a casar…

8 Comments:

Blogger Pépé said...

Muito louca esta foto!!!!

11/20/2006 8:36 am  
Blogger Jana said...

Está girissima!
Aiai...prevejo noites intermináveis de espera daqui a uns 12 anos!!! Vais ver, hehehe

beijinhos

11/20/2006 3:02 pm  
Anonymous Céu said...

A miúda tem alma de bailarina!.......

11/20/2006 3:05 pm  
Blogger Fezoca said...

ADORO o seu blog, Alexandra!
Fico sempre com lagrimas nos olhos lendo...
Obrigada e beijos!

11/20/2006 5:57 pm  
Blogger Eva Lima said...

Olha lá, já trataste do dote?:::))))

11/20/2006 6:28 pm  
Blogger alexandra said...

Eva: aqui o dote chama-se barlaque e são os homens que pagam. Já me estou a ver cheia de bufalos e com 5 ou 6 galinhas...

11/21/2006 12:49 am  
Blogger alexandra said...

Fezoca: muito obrigada :-)

11/21/2006 12:51 am  
Anonymous adriana said...

ola alexandra....descobri o teu blog ..e desde ai que o espreito...estive em timor na altura da independencia visitei algumas cidades nomeadamente baucau e estive nessa mesma casa com o bispo....muito perto do mercado que é bem bonito...beijinhos

11/21/2006 9:39 am  

Post a Comment

<< Home