Tuesday, November 07, 2006

AND ONCE MORE..

Deitada na cama por volta das 6 da tarde a conversar com a G. – como foi o dia? Gostas da nova nanny? Que canção aprendeste com a Luisinha? E bla bla bla e todo o tempo a pensar “tenho que me levantar e fechar a porta da entrada”, “tenho que me levantar e ir ver se a porta está fechada”, então mas e achas que a nanny é mesmo divertida? Queres que ela fique? “Tenho que me levantar e ir ver o raio da porta”, quando nisto (ao tempo que eu queria usar esta expressão) se ouve uma pequena agitação lá fora e ouço chamar pela G. – nunca ninguém chama por mim, só por ela.
E lá nos levantamos e na varanda está a D. Amélia com o gato de madeira onde colocamos as sementes para os pássaros, na mão, mais ou menos em fanicos.

Novidade das novidades – entrou o maluco oficial da cidade na nossa varanda. Arrancou o gato, os vizinhos viram-no e gritaram pela D. Amélia que veio a correr de lá de casa dela, seguida pelo marido (que me fez um leque muito lindo em sândalo com o meu nome recortado), seguido por um dos filhos que é coxo e a sobrinha que é cega de um olho (juro!). O maluco assustou-se. Corre, atira com o gato para o chão, a Amélia alcança a varanda, praticamente em voo (imagino eu) agarra-se ao estendal e empurra-o para o quarto de arrumos. Tranca a porta e muito placidamente chegamos nós. Lá fora um mar de gente. Foi o grande acontecimento do dia.
Sem perceber nada do que se passou e sem fazer muito esforço para entender pergunto-lhe:
-Então, este desta vez quem é ?
-É irmão do outro – e põe o dedo na testa e roda-o de cima para baixo (porque estamos no hemisfério sul).
- Do outro? Do das flores?
- Sim. Rouba tudo. Mas não entra nas casas. Só rouba o que está nas varandas. Rouba roupa, até calcinhas para vender para o vinho. A irmã vive ali em cima.
- Ahhh! Então mas é bêbedo ou maluco?
- É mais maluco.
- Ahhh, coitada da irmã, deve sofrer com isto, não é?
- Naaa. Quer dizer, um bocado, quando não está bêbeda…

3 Comments:

Anonymous Anonymous said...

como as tuas histórias alegra o meu dia!!

11/07/2006 2:58 am  
Anonymous Anonymous said...

...é o que dá pôr comida para pássaros num GATO!!!.... torturar assim os pobres passaritos.... aposto que não comiam nada, com medo de ser uma armadilha! Ainda bem que há alguém com juízo suficiente para encenar um assalto e ir aí partir o gato!

11/07/2006 10:48 am  
Blogger Eva Lima said...

Pronto, já me fizeste rir!
Explica lá essa de rodar o dedo na testa de cima para baixo...

beijinhos pá G e pá ti

11/09/2006 6:57 pm  

Post a Comment

<< Home