Wednesday, August 29, 2007

SEM TEMPO PARA O ADEUS

Ela chama-se Carmen com um sobrenome complicado que nunca decorei mas que sei copiar. Paraschiv. Carmen Paraschiv. Conhecêmo-nos em Timor, claro! Amiga de amigos. O conhecido grupo de Leste que vivia no City Cafe. Encontrei-a à entrada do avião em Bali quando foi do regresso com a Gui. Ela estava com aquele futuro ex-namorado Espanhol, que por muito que me esforce nunca me recordo do nome, e que é uma daquelas pessoas que se vê que é boa gente assim a olho nú, e que tem um sorriso simpático e trata a Gui por princesa e faz sempre aquele ar que as mães gostam em que se finge estupefacção pelo nivel de beleza que a filha está a atingir. Ela é muito alta e tem um corpinho muito perfeito e muito desenhado num rosto muito simples. E vimo-nos muitas vezes, claro, quando eu trabalhava na UNMISET e ela também. Na altura muito feliz por se ter livrado do contrato de UNV e passado a SSA - a abertura do caminho para a liberdade... Mas apesar de todas as vezes que nos cruzámos, a imagem que me ficou sempre associada ao nome, foi a dela a dançar com uma saia jeans que usava repetidamente aos sábados à noite no One More Bar. Assim muito bonita e segura de si. Aquela auto-confiança que corre nas veias das mulheres de Leste. Que é uma espécie de gene.
Hoje soube que morreu na segunda, no Benim. O corpo já está em Paris. Segue para a Roménia acompanhado.
Eles dizem no email "the remains". E eu fico sem saber se é porque é assim que se fala bom Inglês, ou se de facto lá não está tudo. Mas de facto não, esta será a palavra certa, porque algures em África, algures no Benim, num carro, a caminho do casamento desapareceu o espírito da Carmen, a romena de saia jeans que dançava aos sábados no one more bar altiva e sensual de rosto discreto. E áquela caixa, coberta com a bandeira azul, falta-lhe isso.

____________________________________________________________


Quem desejar partilhar com a familia da Carmen este momento, pode enviar um email para a Nicoleta (verestiuc at un.org). Ela compactará todas as mensagens num livro, que será entregue à familia