Monday, August 13, 2007

PORQUE TODOS OS DEUSES SÂO GRANDES

Ela nunca percebeu, de cada vez que visitávamos Bali, ou passeávamos num aeroporto, porque haviam senhoras com lenços na cabeça tão embrulhadinhos e casacos e luvas se não estava frio.
Desejando eu que ela cresça dentro do possível num ambiente multicultural, não achei correcto introduzir-lhe a temática falando-lhe em direitos das mulheres, opressão, obrigatoriedades. Porque para todos os efeitos e independentemente da minha opinião sobre assunto, há mulheres que usam o lenço com orgulho, que se passeiam de burqa, chador, niquab, abaya, jilibab, khimar, sem que isso lhes perturbe o sentido de serem mulheres.

Então comprei-lhe uma Fulla. Uma Fulla básica de hijab verde claro e saia comprida em tom creme, justa. A Fulla é uma espécie de Barbie Muçulmana. Pretende aumentar a autoestima das meninas Islâmicas e fazê-las aceitar com mais naturalidade o uso do véu. A compra da Fulla foi seguida de dia e meio de vergonha na Indonésia ao passear-me ao lado de uma criança que apontava com euforia cada senhora que passava gritando: “Mamã, Muçulmana, Muçulmana”. A Fulla serviu para lhe fazer a primeira introdução ao mundo da diversidade religiosa. Onde não existem religiões melhores, nem mais certas, onde cada um deveria procurar a divindade da forma que lhe traz mais conforto, e menos angústia, e deixar todos os outros em paz, e vivê-la no silêncio que continua ainda hoje a ser uma das melhores formas de comunicação neste tipo de discussões.

A Fulla já foi abandonada. O hijab dá demasiado trabalho a colocar.

Mas numa tentativa de aprender a pôr a pobre da boneca com um ar decente, descobri um novo mundo que me resolveu o problema das prendas de aniversário para os filhos dos amigos Muçulmanos!

3 Comments:

Blogger Ed. said...

Gosto muito de indicar teu blog para os amigos!!! acho muito, muito bom!

e tem um post que conto pra todos os amigos: "da história que vivia presa dentro da cabeça" transborda ternura. leitura obrigatória!

parabéns!!!

8/14/2007 3:20 pm  
Blogger carla alexandra vendinha said...

oh Ed! obrigada!

8/14/2007 6:59 pm  
Blogger pedro said...

É sempre bom quando passo por este cantinho...

Como estão as meninas?

Beijos

ps:. também não sei como se escreve bichanisse. bixanisse. byxaniçe. vyxanic.....!!!!

8/20/2007 2:44 am  

Post a Comment

<< Home