Saturday, June 24, 2006

...ABOUT SAINTS AND GIRLS AND BOYS AND MONSTERS

Ontem lembrei-me de ti PL, enquanto passeava na Feira de S.João - porque pode-se tirar a miúda da província e passeá-la pelo mundo, mas nunca se tirará a província de dentro dela, essa é que é essa!.
Lembrei-me de ti porque me apercebi de que hoje será noite de S.João e as mouras encantadas vão-se libertar por umas horas, pentear os cabelos longos sentadas na beira das fontes e tentar seduzir um jovem católico. E a sedução aqui não é levá-lo para a cama,entenda-se, é assim uma coisa mais modesta; beijar-lhe a testa e sugar-lhe os santos unguentos deixados pela cerimónia do baptismo. E depois segue-se a libertação do encantamento e elas poderão voltar para casa. O que em si, seria também complexo, quer dizer, as miúdas iriam fazer face a uma série de problemas de ajustamento. Mas isso agora não interessa o que interessa é que ontem me lembrei de ti PL, porque era noite de S.João e me lembrei de coisas mágicas.
Lembrei-me de um livro que dividimos. De que divimos a leitura. Era Irlandês e falava numas meninas que na noite do S.João delas, se colocavam em frente ao espelho e trincavam uma maçã e podiam ver a cara do homem que iriam amar. E uma delas viu um monstro. Lembras-te?Era assim? É assim que o recordo.
Tenho a vaga ideia de que nos terá ocorrido reproduzir a cena. Assim como nos ocorreu reproduzir imensas outras coisas; o Clube dos 7 por exemplo, que se reuniu uma vez na tua cave (como estava lindo o Artur nesse dia! E foi-me buscar a casa!E eu quase que não fui porque a minha mãe obrigou-me a vestir uma camisola de gola alta que picava no pescoço e eu não queria, mas depois lá vi o Artur tão lindo na rua à minha espera e cerrei os dentes e enfiei-a pela cabeça tentando não me mexer muito. Mas lá se soltaram umas lágrimas.Vi-o ontem, ao Artur, lá na feira, com mulher e filhos. Está gordo! Mas quando se sentou na mesa lá do outro lado da rua, também a comer farturas, descobri-lhe um gesto de menino de quando passava as pernas compridas por baixo da mesa na sala da 3ªclasse.Não me deu saudade.Mas o livro com a história do espelho, sim!).

1 Comments:

Blogger sara carvalho said...

Às vezes também tenho saudades desses tempos em que brincávamos de imitar e a imaginação voava tão alto! Era tão bom...

6/24/2006 3:24 pm  

Post a Comment

<< Home