Monday, June 19, 2006

ON THE WAY BACK...

Alfa Pendular 19.04 direcção Braga carruagem 5 lugar 55. Ao meu lado repousa o joelho de um individuo que conversa com o casal sentado atrás. A voz eleva-se quando diz - "Eu como encenador..." e segundos depois repete "Eu como encenador.." e eu juro que o vi rodar a cabeça tipo a verificar se alguém estava a olhar, seja ceguinha! Falam de processos de selecção de cantores de ópera e eu, entediada, levanto a orelhita fascinada com um tema absoluta e totalmente novo para mim. à minha frente no lado direito uma mãe quase chique com uma Madalena com uns 18 meses uma Maria com 1 mês e uma sogra que preferia não estar ali.
à minha frente no lado esquerdo dois casais na casa dos 60 e muitos, com mãos grossas e maltratadas pelo trabalho no campo, testas crestadas pelo sol, eles de boina elas de "fato-de-ver-a-Deus".Resolvem jogar ás cartas.
A Madalena grita e bate ritmicamente na janela do comboio. A mãe quase chique faz-lhe olhares furiosos iguais àqueles que se lançam aos maridos quando se tem visitas e eles começam a discutir politica. Sussurra-lhe insultos. A sogra olha para o lado.
O encenador repete: "eu como encenador" e continua o discurso. A madalena tenta tirar a fralda que cobre a cabeça da Maria. A mãe quase chique faz-lhe olhares furiosos iguais aqueles que se lançam aos maridos quando se tem visitas e ele insiste no tema politica e se serve do 3º whisky. O jogo de cartas inflama-se e a esposa 1 grita à esposa 2 " Oh Lena olhá manilha? então a manilha?".e provoca-a, insulta-a. O casal 2 mantém-se em silêncio.Esposo 1 sorri.

0 Comments:

<< Home