Monday, June 19, 2006

..."Num quero" diz a Lena em jeito de libertação."Num quero jogar. Tou-me a chatear por causa do jogo". As esposas deixam-se de falar. A esposa 1 fala com a Madalena que continua, em rosa, bem vestida,a guinchar ritmicamente."Linda! Tenho lá uma igual a ti" Sentindo-se o centro de atenção, a Madalena cala-se e sorri. A esposa 1 continua "queres quêste homem te leve com ele lá pra casa?" e a criança olha para o homem de boina com a barba grossa que lhe cresceu desde a manhã e grita em desespero e a Lena berra "Fala-se assim prá criança!? Num sabes falar cum ninguém cum raio" e os insultos continuam e a certa altura ouve-se "...nem viste a manilha" e os homens continuam a jogar batendo as cartas com força no tampo metálico transferindo a luta das respectivas para o jogo até que vitorioso o marido da Lena se vira e diz "Dei-lhe a manilha.Dei-lhe uma para lhe comer a outra. Dei-lhe a de paus para lhe comer a d'ouros". Vingada, a Lena sorri e recosta-se e entrega-se ao sono. A outra olha com desdém pela janela fingindo que não ouviu. Atrás a conversa é interrompida pelo telefone. "Eu como encenador" regressa ao lugar. Cansada a mãe quase chique deita a Maria na cadeirinha e pega na Madalena.Ela aninha-se no colo, põe-lhe a mãozinha no pescoço e fecha os olhos como os crescidos fazem para prolongar uma sensação de prazer. E a carruagem mergulha na calma. E chega-se a Coimbra e eu saio apressadamente daquele reino de disfuncionalidade.
Aperto contra mim o Noddy de pijama que comprei em Londres e corro praticamente com alguma dignidade ao encontro da minha G.
Bolas! Ainda não chegou...

4 Comments:

Blogger mimiko said...

Viagem alucinante... Textos deliciosos!

6/20/2006 10:36 pm  
Anonymous catarina guedes said...

Consegue imaginar quantas vezes vim aqui ler isto???? obrigada!

6/28/2006 3:12 am  
Anonymous Anonymous said...

gosto da sua maneira de escrever. deveria considerar tornar isto uma coisa séria, entende-me? Vou-lhe enviar o meu contacto para o seu email.

6/28/2006 3:13 am  
Anonymous joana said...

ai a manilha. ao tempo que eu não ouvia isso!

6/28/2006 3:15 am  

Post a Comment

<< Home