Wednesday, January 03, 2007

E FELIZ ANO NOVO!


O novo ano brindou-nos com uma tempestade tropical.
É lindo.
A chuva cai ininterruptamente e a temperatura baixou agradavelmente.
Os sapos no jardim escondem-se por baixo das folhas com a cabecinha à espreita e um ar paciente.
O vento sopra levando quase tudo pelo ar. À beira da piscina desenrola-se uma luta pessoal entre o funcionário do hotel, com botas de borracha e uma touca do duche na cabeça, e as folhas arrastadas pelo vento que teimam em cair na água.
Ao contrário de Lisboa, a chuva traz táxis. E eles são fáceis de encontrar e fazem manobras absurdas para apanhar os passageiros em locais que não os forcem a correr debaixo da chuva.
As pessoas sorriem. Sorriem como se estivesse sol. Porque quem paga um bilhete para passar uns dias num paraíso tropical e apanha 18h de chuva diárias não tem alternativa senão sorrir. E tentar ver o lado cómico da situação.
A 4horas de avião daqui, na Tailândia, 6 bombas fizeram cancelar as celebrações do Ano Novo. Aqui, certas zonas foram isoladas sendo apenas possível acedê-las a pé. Por razões de segurança. Os carros são verificados com espelhos, as carteiras com detectores de metal antes de se entrar em qualquer grande superfície – hotel, centro comercial…
Sadam foi morto.
Em Inglaterra 4 pessoas envolvidas nos massacres do Ruanda foram presas.
O mundo criou conceitos estranhos de justiça.
Em Portugal fala-se (pouco) do aborto. E as pessoas esquecem-se de que não se trata de decidir se ele é correcto ou não. Trata-se de não defender posições pessoais. Trata-se de um gesto maior por parte de quem o julgar errado. De dizer a quem o acha certo “eu sou contra, mas reconheço-te o direito de tu, que és a favor, o fazeres em segurança sem colocares em risco a tua saúde e sem alimentares quem explora o teu segredo”.
Aqui em Bali, no outro lado do mundo, sinto esta chuva como um detergente divino. E dá vontade de ir para o jardim e deitar-me no chão e sentir cada gota a limpar-me e a preparar-me para o Novo Ano, não fora esta ser a única roupita com que a Companhia Aérea me deixou… e o gesto em si, pronto, um bocado ridiculo.....

4 Comments:

Blogger Sister Meg said...

Felicidades para vocês e um óptimo início de 2007!

1/03/2007 11:31 am  
Blogger Unknown said...

Vim apenas te desejar um 2007 cheio de alegrias. Pra voce pra pra sua menina linda.

1/04/2007 10:54 am  
Anonymous Anonymous said...

Feliz Ano Novo,Lindas!
A C.amou literalmente o vestido se visses a felicidade estampada na carita dela...não tenho como descrever!Já tou com saudades...Jinhos para ambas e até breve!Tou a cruzar os dedos para k seja muuuuiito breve.

1/04/2007 5:18 pm  
Blogger Pepe, Samuel e Matias said...

E um ganda ano para voces tambem!
By the way, onde andas tu mulher que ninguem se te poe a vista em cima???!!!!!

1/05/2007 1:20 pm  

Post a Comment

<< Home