PART 1: WE´RE ON THE ROAD TO NOWHERE...
10.30H, Saímos de Baucau. O plano era fazê-lo por volta das 7. Mas pressa para quê?
E lá vamos as duas muito calmamente. Montanha abaixo, montanha acima, praticamente sem trânsito e rapidamente chegamos a Manatuto. Em Manatuto há duas opções; à direita por dentro da cidade, à esquerda por fora. As estradas reencontram-se na rotunda. Qual é a que escolho sempre? A da esquerda? Não será a da direita? Vamos pela da direita, passamos quase ao lado do mercado, viramos à esquerda junto à biblioteca, e depois á direita junto ao restaurante e já está. A rotunda. Damos a volta a metade e seguimos em frente. Como fazemos sempre. Mais uma hora e chegamos a Dili.Isto anima o espírito. O calor começa a ficar insuportável. O ar condicionado do carro larga um bafo quente e a G. já acabou o filme dos piratas.
Vou fazendo mentalmente a lista das coisas a fazer. Ensaio diálogos para as reuniões a marcar que não vão ser fáceis de conseguir. Invento possibilidades para as baterias do frigorífico apesar dos fracos conhecimentos de física. E se colocasse duas em paralelo?
E subitamente reparo na paisagem. É estranho como a estação seca altera tudo. A estrada parece mais larga pelo recuo da vegetação. Vêem-se estradas mais ou menos paralelas que estavam antes cobertas pelos ramos agora secos. Tudo parece diferente. E apercebo-me de que nunca tinha estado no Leste nesta altura do ano.
Ao longe uma árvore caída atravessa-se na estrada. Procuro uma forma de a contornar olhando pelo rabinho do olho para todos os lados, ocorrendo-me a possibilidade de emboscada… Nada. Mas o fumo da raiz ainda a arder queima-nos os olhos.
500 metros à frente a mesma coisa. Somos as primeiras a encontrar esta e ainda não há um trilho. Criamo-lo e damos graças pelo 4WD. Somos as Joanas Lamy do 3º esquerdo…
2 Comments:
Adorei o relato todo e fiquei apreensiva por se terem perdido mas como boa Portuguesa, lá se desenrrascaram.
bjs Sandra
Vou adoptar essa de virar a roupa do avesso quando me enganar no caminho. Gosto, tem um não sei quê de feiticeiro...
beijinhos pá G.
Post a Comment
<< Home