Monday, November 28, 2005

NÃO "MANA"...


os laços de sangue não fazem sentido, e por vezes descobrimos irmãos em totais estranhos, que sem saberem de onde vimos ou sequer quem somos, nos dedicam actos de uma generosidade de tal ordem que nos deixam sem reacção.

Cruzei-me duas vezes com pessoas assim; há muitos muitos anos no chile - a elvia - e até há muito pouco tempo em timor - a lita.

Com a elvia, passo anos sem trocar uma palavra e continuo a chamá-la de minha melhor amiga. Quando conversamos, dá vontade de ir tirando apontamentos porque cada frase e cada palavra parecem saídos de um livro qualquer de Garcia Marquez. É uma chilote que concilia a sabedoria Africana com o pragmatismo latino!!! Quer dizer, caso o pragmatismo Latino existisse...

A Lita, não. A Lita adivinha as coisas. E se tivesse que dar um rosto à Mãe Natureza, como faziamos em criança, ela seria assim; morena, baixinha e de óculos. Aquela menina da foto é uma quarentona!
Lembro-me dos chás pretos com folhas de lima muito açucarados que ela me dava quando eu tinha dengue e durante dias e dias não conseguia comer e ardia em febre e não tinha sequer força para rebolar na cama com as dôres. E lembro-me das mãos dela contra a minha pele que não suportava sequer o toque da roupa, e do alivio que deixavam à medida que me deslizavam pelo corpo besuntado com um daqueles tiger balm manhosos
E lembro-me dela a bater no mercado aos vendedores quando eles me queriam cobrar em excesso, e lembro-me dela demorar 3 minutos a traduzir frases do tipo "você é um incompetente, quero-o longe daqui" e das pessoas estranhamente continuarem a sorrir (ás vezes pergunto-me: quantas vezes é que ela terá impedido que eu fosse com a cabeça para casa debaixo do braço...? Quantas vezes me terá safado da lei da catana com aquelas traduções elaboradas e muito pouco fidedignas do meu português para o tetum dela?)
E lembro-me do "não suporto isto mas não a posso deixar aqui" quando entrou de rompante na sala de operações tipo heroína de um romance muito à Corin Tellado, e agarrou no meu pé para eu saber que ela estava ali. E do "vai embora, está descansada, esta tua filha também é minha". E os cream bath no sakura, e sushi no Tropical e peixe côco lá prós lados da Areia Branca!!!!
E dentro de dias faz um ano que lhe tirei aquela foto. E foi a ultima vez que nos vimos. e portámo-nos bem, e não chorámos. E um dia destes iremos reencontrar-nos e a Lita vai dizer:
- Boa Tardi!
e eu respondo:
- Ai Lita, nem queira saber!! Então não é que...

0 Comments:

Post a Comment

<< Home