Friday, November 11, 2005

WORLD GIFTS


Ás vezes sabe tão bem ser mimada!!!
A C. enviou-me dos EUA estes 3 tipos diferentes de fio e dois pares de agulhas tamanho 35 e várias prendinhas fantásticas para a G.
Senti-me realmente muito muito mimada! Obrigada C. !
É fantástico receber correio.
Tenho saudades do ritual de escrever cartas, escolher papel, espessura da ponta da caneta de tinta permanente, da Bic Laranja, da Bic Cristal... mas de facto não é prático! A maioria dos amigos vivem em locais onde receber correio é praticamente impraticavel. Em Timor recebi uma encomenda da P. um ano e dois meses depois de ser enviada - mas intacta, diga-se!E uma semana antes de eu partir!
Mas esta excitação toda de receber prendinhas pelo correio fez-me lembrar o Natal e apercebi-me que já não está assim tão longe. Não vou fazer comentários sobre o comercial da época. Eu gosto do comercial da época! Adoro os anúncios ridiculos na televisão, a iluminação nas ruas, o "A todos um bom Natal" do quase irritante coro de Santo Amaro de Oeiras a ser berrado a toda a hora, acho piada, pronto! Deliro com a decoração da árvore, adianto o relógio porque me esqueço que sou relativamente crescida e não preciso de autorização para abrir o que quer que seja antes da meia-noite... Adoro o ritual de faltar à Missa do Galo. Sempre. De não tocar em bacalhau, de ninguém fazer rabanadas (oh senhores, isso chama-se french toast e come-se durante todo o ano ao pequeno almoço - mas será que ninguém viu o kramer contra kramer?)
bom, mas há uns dias descobri um catálogo fantástico que me irá permitir associar 3 coisas fundamentais para mim: dar prendas! enviar correio! e contribuir de uma forma efectiva para o desenvolvimento sustentado de projectos de indole comunitária.
A solução é o CAFOD http://www.cafod.org.uk/worldgifts (eu considero-me uma pessoa educada mas confesso que não consigo pronunciar este nome sem sorrir levemente - bom, agora, porque no início mencionar numa reunião "e que tal enviar o projecto ao CAFOD, levava-me lamentavelmente ás lágrimas...)
O CAFOD (ih ih ih),criou aquilo a que chama "World Gifts" - Gifts that make a difference. O sistema explica-se desta forma:

"You buy a World Gift - we´ll send you a beautiful gift card and certificate for you to give to your friend or relative (you can personalise it as you wish) - the gift goes to someone in the developing world - and helps them change their life forever..."´

A lista inclui:
  • school starter kit - £7
  • emergency shelter - £12
  • latrine - £15
  • chickens - £21
  • a cow - £72
  • A community water supply £500

O CAFOD é uma das mais reputadas agências de desenvolvimento Britânicas, com intervenção em cerca de 60 países. Quando se participa em qualquer tipo de acção de solidariedade é importante confiar-se no actor da intervenção. É importante termos a certeza de que a ajuda alcança os destinatários iniciais e não se perde pelo caminho. A solução para esse problema é escolher ONGs e Agências de desenvolvimento que lidem directamente com as populações locais, que conheçam as necessidade e que saibam seleccionar a ajuda. O que quero dizer com isto? Por exemplo: enviar a roupa que ja não serve para determinados países, não é uma ajuda. ela irá parar ao mercado paralelo, invadir os pequenos mercados locais e destabilizar o desenvolvimento da industria textil desses mesmos países. E há um sem fim de exemplos que um dia desfiarei por aqui...

E o catálogo tem ilustrações lindas!

0 Comments:

Post a Comment

<< Home