Monday, November 14, 2005

MELHOR DO QUE A MARMITA!




ao ler um post muito interessante sobre Feedsacks( http://ervilhas.weblog.com.pt/arquivo/140209.html) no site da Rosa, segui um dos links aconselhados por ela e acabei no National Museum of American History. Fiquei por lá horas e descobri uma exposição interessantissima sobre "Lunch Boxes".(http://americanhistory.si.edu/lunchboxes/).
As Lunch Boxes foram uma paixão minha de criança. Tive apenas uma, plástica, que veio dos Estados Unidos acompanhada por um Thermus amarelo dos Bee Gees!!!
Agora que a G. foi para a escola, tenho procurado uma alternativa aos saquinhos - que eu adoro, e ela terminará o ano lectivo com uma colecção imensa - mas que não preservam a integridade física dos alimentos (tais são as voltas que ela lhe dá). Mas as caixinhas da tupperware não me encantam!!! Ao visitar a Exposição do National Museum, fui saltando de caixa em caixa cada uma mais extraordinária do que a outra e acabei por descobrir uma coisa fantástica! As Bento Box!
As Bento box são de origem japonesa (http://web-japan.org/kidsweb/virtual/bento/history.html ) e são basicamente o equivalente ás nossas marmitas, mas muito, muito mais bonitas! A Bento Box foi concebida para transportar uma refeição tipicamente japonesa, contendo por isso várias divisórias para acomodar os vários elementos e por vezes também vários "andares".Mas mais extraordinário do que isso é o conceito associado a uma "Bento refeição"; se nos adultos o detalhe chega ao ponto de coordenar a côr dos alimentos com a propria caixa, os pauzinhos e o tecido que a envolve, para as crianças vai-se muito mais longe. A Bento box faz parte da rotina diária de grande número das famílias japonesas. A mãe Japonesa leva cerca de uma hora todas as manhãs a preparar a refeição do filho obedecendo a todos os critérios da Obento (http://www-personal.umich.edu/~msittig/bento/)- quer em termos de côr, de variedade, de apelatividade e estímulo para a criança e possuindo o máximo de produtos manufacturados possivel. Esse trabalho diário será avaliado pelo professor.
Sinto-me absolutamente fascinada e foi com um grande sentimento de culpa que hoje embrulhei a meia sandocha, a fruta e o iogurte para a g. levar para a escola... Tenho por hábito fazer-lhe pratos lindos com formas mais ou menos crediveis de caras e animais ( as batatas fritas fazem uim cabelo excelente e é muito fácil construir orelhas com luas de tomate), de vez em quando... mas depois de ver o blog de uma mamã japonesa (http://mito.typepad.com/photos/bento que todos os dias fotografa com o telefone as refeições que faz para os dois filhos levarem para a escola...sinto-me assim um bocadinho culpada!

Mas o mel da sandocha que ela levou era 100% biológico!!!

Outros Bento links interessantes ( e sim sim eu não consigo fazer aqueles links bonitos simples e sofisticados, estou cansada de tentar!!!!!) :
http://blogs.yahoo.co.jp/kasumin_yorosiku - mais imagens de bento meals!
http://www.amazon.com/exec/obidos/ASIN/4889960732/qid=1113720524/sr=2-1/ref=pd_bbs_b_2_1/102-4556711-6582554 - um livro sobre Bento meals
http://stores.ebay.com/The-Bento-Store - uma loja bento no e-bay
http://www.asianawest.com/hakcollun.html - outra loja bento de caracter mais asiático

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

A Guigolas vai adorar os novos lanches que tu lhe vais fazer!!!

Porque tu vais fazer a G. uma lancheira destas, nao vais!

:) Boa sorte Carlota

(Eu depois também quero uma lancheira recheada dessas...)

:) Janina

11/19/2005 3:09 pm  

Post a Comment

<< Home